domingo, 30 de setembro de 2007

RECEITA DO DIA: EU!!!

Ingredientes:
  • 151 dias num país diferente, com uma cultura diferente, com uma língua diferente, com relacionamentos interpessoais diferentes... (e por aí vai)
  • 60h semanais de trabalho duro, mas gratificante, por me proporcionar, futuramente, o diferencial no mercado de trabalho.
  • Imensuráveis horas de pensamentos na família, nos amigos, nas coisas boas da minha rotina no Brasil. (nesse caso eu minto, pois basta excluir as horas diárias em que eu durmo pra se ter o valor exato das horas em que penso sobre esses assuntos: 24h por dia menos 8h de sono, sobram 16h por dia, vezes 151 dias, já são 2416h).
  • 15 kilos a menos pra carregar pra todo lado. O ponto negativo disso foi um déficit na minha balança (não podia perder o trocadilho, né!!!) financeira pois tive que comprar roupas novas.
  • 8 comprimidos de Neosaldina para acabar com a dor de cabeça no primeiro mês em que fiquei sem internet e tentava, a todo custo, resolver o problema (daí a explicação de minha ausência nas postagens em grande parte desse perído sem “posts”).
  • Apenas 1 prato de sobremesa e 1 prato de refeição quebrados na cozinha, em 5 meses de trabalho; o primeiro em horário normal de trabalho e o último durante o fim de semana passado, quando fizemos um jantar japonês, eu, Mariana, Mathieu – estagiário francês, Ervin – estagiário holandês, Yoshiko – garçonete japonesa, e Kasuma – o novo estagiário japonês (assunto que será postado posteriormente).
  • Por volta de 10 vezes já preparei o almoço de toda a equipe que trabalha no restaurante e no hotel, com destaque para o “meu arroz”, soltinho (faço um agradecimento aqui, em público, à minha avó Aparecida, à minha mãe Rogéria, à minha tia Glaucia e à minha irmã Emmanuelle, por me ensinarem como se faz um verdadeiro arroz “soltinho”). É isso mesmo, vivendo e aprendendo!!! Até a pouco tempo atrás, meu arroz era um desastre. Apesar de aqui o pessoal curtir mais o arroz tipo “japonês”, grudento e úmido (e aí faço uma homenagem ao meu pai, José Lúcio, que adora o arroz feito assim), quando fiz arroz não sobrou nem pra contar estórias...
  • 42 máquinas de roupas lavadas e 105 uniformes devidamente bem passados (uma boa dica pras solteiras de plantão, hein!!!).
  • Um punhado de Javalis vistos pelas estradas próximas (qualquer dia eu mato um deles e faço um churrasco pra galera. Ahh, se faço!!!).
  • Aproximadamente 302 cafés espressos simples (é com “s” mesmo, que significa “sob pressão”) e uns 100 duplos, pra “segurar a onda” de ter que acordar às 5:30h da manhã e trabalhar até 4 da tarde...
  • Uns 5 kilos de chocolates, frutas e sobremesas roubadas da cozinha pra Mariana. Isso foi diminuindo gradativamente a partir do momento em que Mariana achou que estava engordando. Coisas de mulher mesmo, pois continua maravilhosamente magra (colocarei fotos dela posteriormente).
  • 3 vezes mais vocabulário cotidiano. 5 vezes mais vocabulário técnico gastronômico. 17.486 vezes mais desenvoltura, afinidade e liberdade com toda a equipe de trabalho do restaurante (esse último dado também me causa certos problemas pois aqui é um tal de “passar a mão na bunda” um do outro que, quando as duas principais pessoas que fazem isso com mais frequência vão chegando perto, todo mundo em volta já fica de sobreaviso, pra não “tomar uma por trás”... hehehe... no último dia de trabalho vou tentar passar a mão na bunda do Chef Klein!!! HAUHAUAHUHAUAHUAHA...)
  • Alguns Euros “bem gastos” na minha viagem de 10 dias por Paris (será criado um “post” à parte para narrar essa minha aventura).

Modo de Preparo:

  • Misture tudo isso descrito acima.
  • Acrescente 122 dias que ainda me faltam pra completar essa “epopéia francesa”.
  • Despeje tudo em uma mala grande (máximo 32 kilos pois senão pagarei sobrepeso no chek-in do aeroporto).
  • Despache para o Brasil dia 30 de Janeiro de 2008, se possível, entre 35 e 40 graus de temperatura porque aqui já começou a esfriar e deve nevar em Dezembro.

Esse prato serve qualquer quantidade de pessoas que ainda insistem em acompanhar meus relatos, meus devaneios, minhas aventuras e minhas esperanças.

Pode ser servido a qualquer hora do dia, até o fim de Janeiro.


Bon Appétit bien sur!!!!!!!!!!

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Setembro, 30...


Para que todos vocês saibam a verdade, não falarei mais que o necessário.


Em breve, tão breve, como esse momento que já passou...