terça-feira, 8 de janeiro de 2008

e foi Natal...

Após a viagem ao Europa Park fui comunicado pelo Chef Michel do convite do Chef Klein para jantar no Restaurant l’Arnsbourg, dia 24... Pronto, estava completa minha última semana de trabalho. Teria o prazer de degustar os pratos que ajudei a fazer durante mais de 7 meses. Fiquei muito feliz com a notícia...

Um dia após, mudaram a data de meu jantar. Como Mariana iria partir dia 22, pela manhã, resolveram que jantaríamos juntos na sexta-feira, dia 21. Perfeito! Um jantar com a minha Pequena, com quem compartilhei todos os meus momentos (bons e ruins) aqui na França, desde Maio. Meu porto seguro, minha companheira, minha confidente, minha vítima dos chocolates roubados... Sem detalhes, só poderei dizer que foi uma noite inesquecível para mim e para ela, com certeza!!!

Esquecendo os problemas passados, de qualquer forma, a semana seguia em ritmo acelerado... Como o restaurante não abriria dia 24 e algumas pessoas (Eu, Erwin, Kasma, Endo e Jeremy) passariam o Natal sem festa, o Chef Klein resolveu nos presentear com um jantar. Madame Katty, irmã do Chef Klein e responsável pelo salão, montou uma mesa idêntica às feitas aos clientes habituais...


Descemos dos quartos por volta das 18h30 e já estávamos no “aquecimento” quando Mme. Katty sai do salão dizendo que havia terminado de montar a mesa e colocado música ambiente. Além disso, nos presenteou com um Champagne Dom Pérignon Vintage 1999. Prontamente agradecemos toda a atenção que ela nos proporcionou e tratamos de dispensá-la o mais rapidamente possível, pois o que queríamos mesmo era o restaurante vazio pra gente “quebrar o pau”, afogarmos as mágoas das saudades que, agora, encontravam-se distantes, e ficarmos bastantes bêbados!!!

E nós soubemos nos proporcionar um jantar digno de nós mesmos!!! (perdoe-me Machado de Assis...)

De entrada fizemos, além de fatias generosas de presunto cru com folhas de menta, servimos ostras frescas e dois tipos de Flam’s: bacon & queijo e pesto.

Como primeiro prato, servimo-nos “foie gras d’oie avec chutney de figues et crispies de yaourt et framboise”


O prato principal foi um Filet Wellington (filet mignon envolto em foie gras e coberto por massa folhada) com redução do próprio suco da carne, legumes salteados na manteiga e purê de batatas... Influência alemã? Imagina...

Não podemos nos esquecer dos queijos ao final do “repas”. Ritual mais que sagrado na refeição dos franceses. Graças a eles pude degustar os melhores queijos do mundo durante esse tempo em que estive aqui. Um capítulo à parte que será tratado juntamente com os vinhos franceses...

Já a sobremesa... ahh, meus caros leitores!!! Perdoem-me a sinceridade mas a abundância de vinhos brancos, tintos, de colheita tardia, champagne... zzzzzzzzz... nem vi sobremesa... arrastei-me por dois andares de escadas até meu quarto pois no dia seguinte havia muito trabalho no reino encantado d’Arnsbourg...

E Papai Noel, em vez de me trazer algo, já havia me roubado dias antes meu presente de Natal... Só me restou a companhia do Dudu (decoração de Natal do Restaurant l’Arnsbourg; um urso que está presente em todos os lares franceses...)

Nenhum comentário: