terça-feira, 8 de janeiro de 2008

um dia no parque... ou no circo?

escada de acesso ao Hotel K

Dezembro passou com uma rapidez tamanha que nem a neve teve tempo de mostrar sua beleza. Isso porque para que haja neve há a necessidade de temperaturas perto de zero grau.

casas atrás do Restaurante Arnsbourg

O que aconteceu durante todo o mês foi um frio que incomodava até os franceses. Alternâncias entre 6 e 11 graus negativos foram a tônica desse final de trabalho em Arnsbourg...

paisagem atrás do Restaurante Arnsbourg

Mas nem tudo são espinhos. Terça-feira, 18 de Dezembro, partimos em direção à Alemanha para visitarmos o Europa Park. Isso porque o Chef Klein promove lá, anualmente, a festa de Natal do Restaurant l’Arnsbourg e do Hôtel K. O parque fica na cidade alemã de Rust, a 120Km de Arnsbourg e gastamos pouco mais de 90 minutos para chegar. Ônibus fretado, hotel 4 estrelas, entrada gratuita no parque e jantar no restaurante do parque; tudo oferecido pelo Chef Klein, como forma de presentear sua equipe de trabalho que tanto faz por ele e pelo seu restaurante ao longo de todo o ano... Após todos devidamente acomodados em seus quartos (colocaram-me junto com o jovem Lucas), encontramo-nos no hall do hotel para que pudéssemos fazer um tour de reconhecimento do parque.

pátio interno do Hotel Colosseo

Após isso, seguimos em direção ao restaurante. No início do caminho, um cavaleiro nos recepcionou e foi nosso guia até a porta do estabelecimento. O restaurante e tudo que aconteceu ao longo do jantar são fatos dignos de um detalhismo textual. Foi um capítulo à parte nessa minha experiência na França...

Logo que chegamos, já na entrada, nossas mãos eram lavadas e deveríamos beber de um vinho que era nos oferecido dentro de um chifre de boi.

Ao sentarmos às mesas, deveríamos colocar nosso guardanapo, uma espécie de “babador” medieval. Cada cor representava uma personalidade diferente para quem o usava (o guerreiro, o romântico, a fortaleza, o sábio, e por aí vai)... Só depois que todos escolheram onde sentar-se é que eles disseram o significado de cada cor... O meu foi o vermelho e todos já sabem qual foi minha característica...
O Menu oferecido foi muito bem elaborado e agradou a todos os presentes.
Devido ao fato de o cardápio estar em alemão e eu estar num clima de despreocupação total em relação às curiosidades gastronômicas (queria apenas descansar e curtir o momento), não fiz questão de saber o que estava comendo; apenas me entreguei à degustação!!! Mesmo porque, o fato que mais chamou a atenção de todos não foi o cardápio e sim o modo como deveríamos saboreá-lo... Mesa posta: Copo de alumínio, prato de alumínio e uma faca... e só!!!
Não havia garfo!!! Isso mesmo, deveríamos comer tudo com as mãos... Situação um pouco desconfortável para a Madame Klein, uma mulher que exalava etiqueta e finesse... Teve que “engolir” seu orgulho e momentaneamente, transformou-se em uma plebéia medieval, que vorazmente empunhava uma coxa de pato e deixava escorrer entre lábios a cristalina gordura da gastronomia alemã... hehehe...

E a noite estava apenas começando... Entre um prato e outro, espetáculos nos eram apresentados pelo cicerone (um ser robusto e típico das extravagâncias gastronômicas alemãs, delatadas em sua região abdominal), por músicos e por um “bobo da corte”...

Quanto mais vinho, mais coração!!! Quanto mais coração, mais verdades são expostas... Como diz o ditado: “In Vino Veritas” – No vinho está a verdade...

Lucas & Chef Klein

Já no meio do evento, as pessoas começaram a se libertar do stress diário que o trabalho os impunha e, num piscar de olhos, atitudes extravagantes tornaram-se coisa normal no repertório da noite...

Lucas & Louis se divertindo...

Eu, reservado como sempre, câmera fotográfica estrategicamente preparada, contentei-me em relatar toda a pantomima que meus olhos agora absorviam...

Pierre & Claire já nas "alturas"

A pausa é necessária para compreender as fotos. Não direi nada. Cada um de vocês que tomem suas próprias conclusões... Chef Klein entrou “na roda” e fez discurso... Madame Klein, a mais nova plebéia gordurosa, agora encontrava-se sentada ao chão, atrás da própria mesa, embriagada pelos seus pecados capitais (a Mariana tirou a foto mas eu me esqueci de copiá-la)... Sem falar no "calor humano" que fez com que roupas fossem tiradas sem nenhum pudor... Bizarro... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

A noite se seguiu em ritmo frenético e fomos ao bar do Hotel Colosseo. Fui dormir às 04h00 para acordar às 09h45 (o café da manhã acabava às 10h00). Não quis acordar Lucas e depois ele quase me matou por não ter feito isso e por ele ter perdido o café da manhã que o proporcionaria, com certeza, mais alguns quilos...
Após o café seguimos em direção ao parque para visitá-lo...

Pra quem gosta de parques, uma experiência singular e maravilhosa.

Pra mim que não vejo nada de mais nessas megalomanias de primeiro mundo, foi apenas prazeroso o passeio...

Mas pelas fotos podem perceber a grandiosidade do lugar e a variedade de opções para satisfazer tanto rebentos quanto adultos que gostam de resgatar seu lado infantil...