quarta-feira, 13 de junho de 2007

A Rotina

Fui muito bem recebido pelo Chef Klein, sua esposa e todos da equipe da cozinha e do salão. Como já haviam trabalhado aqui dois brasileiros, um em 2005 e outro em 2006, eu passei desapercebido (com exceção das piadinhas que serão eternas com qualquer um que não seja francês).

A primeira semana foi de conhecimento e muita observação, mas não faltaram os momentos de desespero, tanto na língua quanto na infinidade de pensamentos que fritavam minha mente, à respeito de tudo e de todos... Logo nos primeiros dias, além dos trabalhos básicos de qualquer estagiário, como lavar tudo inclusive o chão no final do expediente, retirar o lixo e lavar os carrinhos de lixo uma vez por semana (serviços os quais eles fariam se não existisse alguém novo e de fora para fazê-los), já recebia ordens de fazer algumas receitas e finalizar alguns pratos na Pâtisserie... Fiquei bastante empolgado!!!

Cada dia era uma informação nova que surgia no trabalho e eu fazia o máximo de esforço para guardá-la na mente. Quando meu estado físico extrapolava a quantidade de informações recebidas, as anotações no final do expediente eram inevitáveis, até pelo fato de que, da próxima vez em que me fosse pedido algo, eu estivesse pronto para atendê-los da melhor forma possível. Hoje, 35 dias corridos e 25 trabalhados, posso dizer que já me encontro enraizado na rotina do restaurante l’Arnsbourg. Conheço todo o trabalho da Pâtisserie e o faço sem problema algum. Mas ainda me faltam muitas informações sobre algumas receitas. Se não me forem passadas, pedirei para ao Chef Yohan que as me passe. Conversei com ele sábado passado sobre meu desejo de trabalhar em todas as praças da cozinha, até o fim do ano e ele disse que apoiava totalmente minha vontade. Afirmou também que eu deva ficar por mais um mês na Pâtisserie. É o tempo que eu preciso para terminar de catalogar as receitas de Pâtisserie que encontram-se em vários cadernos. Já consegui arquivar em meu notebook 88 receitas, todas em francês, é claro...

Nenhum comentário: